AMIGAS DO VINHO

AMIGAS DO VINHO
MINHA DOCE MISSÃO A Confraria Amigas do Vinho foi fundada no dia 2 de agosto de 2003. É um confraria nacional, virtual, mas com encontros presenciais. A Confraria Amigas do Vinho é registrada, inclusive seu domínio e a sua logomarca. Nossa proposta é proporcionar encontros entre mulheres que apreciam degustar vinhos, de forma moderada, lúdica e descontraída. Nesses encontros, além de degustarmos vinhos também desfrutamos do intercâmbio pessoal, profissional, cultural e educacional.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Evento no Consulado Argentino do Rio apresenta vinho torrontés aos brasileiros


Segue em primeira mão a notícia da amiga Maria Emília, assessora de imprensa argentina aqui no Brasil:

Oito bodegas do noroeste participarão da mostra com vinhos da uva branca torrontés, que ainda não chegaram ao território brasileiro, mas que, na Argentina, dividem cada vez mais os holofotes com os conhecidos chardonnay.  



Río de JaneiroAgosto 2012.-  A temporada de clima mais ameno e o crescente interesse dos brasileiros não apenas pelo sabor, mas pela história e processo de produção dos vinhos, são alguns motivos para conferir o evento promovido pelo Consulado Argentino no dia 23 de agosto (quinta-feira), sobre os rótulos da região noroeste do país. A jornada “Experimente o Noroeste Argentino. Descubra suas paisagens e deguste seus sabores” pretende difundir ainda mais no Brasil, especialmente no Rio, a variedade e a riqueza da produção vinícola doshermanos. O maior destaque do evento são os vinhos da uva branca torrontés, que ainda não chegaram ao território brasileiro, mas que, na Argentina, dividem cada vez mais os holofotes com os conhecidos chardonnay.  

Os visitantes poderão aliar a informação ao sabor, já que terão a oportunidade de degustar alguns rótulos, enquanto descobrem paisagens e sensações que vão muito além de roteiros já batidos do país vizinho, como Buenos Aires e Bariloche. Nas províncias de Jujuy, Salta, La Rioja, Tucumán, Santiago del Estero e Catamarca, estão instaladas extensas vinícolas que, além de produzirem os conhecidos malbec e chardonnay argentinos, também cultivam a torrontés. Com cachos de tamanho médio a grande e folhas verde escuro, em forma de pentágono, a uva é a base de vinhos com sabores profundos, que muitas vezes lembram flores, frutas cítricas e até mesmo tropicais. Por isso, os vinhos torrontés são uma opção adequada ao consumo no Brasil, já que contam com rótulos refrescantes, de sabor levemente ácido, ideais para amenizar o calor e harmonizar com pratos de sabores densos e condimentados. Importadores, distribuidores, representantes de empresas atacadistas, gerentes de bodegas e de compras de supermercados são o público-alvo do evento e terão uma grande oportunidade de levar a seus negócios essa experiência ainda pouco difundida no Brasil.

Oito bodegas participarão da mostra: Vasija Secreta, Felix Lavaque, Tierra Colorada, Peña Veyrat Durbex, El Porvenir de Cafayate, Tukma, Posse e Corvus. Destaque para a Vasija Secreta, Felix Lavaque e El Porvenir de Cafayate, cujas produções de vinhos começaram no século XIX. As três estão localizadas na região conhecida como Valles Calchaquíes, em Salta,e levam ao mercado não apenas rótulos de torrontés, como de malbec e cabernet sauvignon. Por incluir uma área da Cordilheira dos Andes onde o Império Inca se estabeleceu no século XV, com povoados até hoje que conservam estéticas pré-colombianas e coloniais, essa zona se tornou uma importante rota do turismo local, impulsionada ainda mais pelo circuito de vinícolas que ali se estabeleceram. As chuvas escassas, o solo arenoso e a amplitude térmica formam uma combinação que favorece os vinhedos e colabora para um bom processo de amadurecimento das uvas. 


Serviço:
Data: 23 de agosto (quinta-feira) de 2012
Horário: 17h30-20h.
Endereço: Consulado Argentino no Rio de Janeiro - Praia de Botafogo 228, Sobreloja (Edifício Argentina)
Rodada de negócios: Turismo na região e bodegas locais apresentando o vinho Torrontés
Público-alvo: Importadores, distribuidores, gerentes de compra de supermercados, empresas atacadistas e proprietários de bodegas e enotecas.
Telefone: (21) 2551-0371

Nenhum comentário:

Postar um comentário