AMIGAS DO VINHO

AMIGAS DO VINHO
MINHA DOCE MISSÃO A Confraria Amigas do Vinho foi fundada no dia 2 de agosto de 2003. É um confraria nacional, virtual, mas com encontros presenciais. A Confraria Amigas do Vinho é registrada, inclusive seu domínio e a sua logomarca. Nossa proposta é proporcionar encontros entre mulheres que apreciam degustar vinhos, de forma moderada, lúdica e descontraída. Nesses encontros, além de degustarmos vinhos também desfrutamos do intercâmbio pessoal, profissional, cultural e educacional.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lei regulamenta profissão de Sommelier


Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos
Mensagem de veto
Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Sommelier

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o  Considera-se sommelier, para efeitos desta Lei, aquele que executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas. 
Parágrafo único.  (VETADO). 
Art. 2o  (VETADO). 
Art. 3o  São atividades específicas do sommelier: 
I - participar no planejamento e na organização do serviço de vinhos nos estabelecimentos referidos no art. 1o desta Lei; 
II - assegurar a gestão do aprovisionamento e armazenagem dos produtos relacionados ao serviço de vinhos; 
III - preparar e executar o serviço de vinhos; 
IV - atender e resolver reclamações de clientes, aconselhando e informando sobre as características do produto; 
V - ensinar em cursos básicos e avançados de profissionais sommelier. 
Art. 4o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 
Brasília, 26 de agosto de 2011; 190o da Independência e 123o da República. 
DILMA ROUSSEFF
José Eduardo Cardozo
Fernando Haddad
Luís Inácio Lucena Adams
Este texto não substitui o publicado no DOU de 29.8.2011

Como conservar um vinho já aberto ?



Muitas vezes não consumimos uma garrafa de vinho inteiramente, assim a bomba de vácuo é um acessório indispensável para os enófilos conservando assim os vinhos depois de abertos. 
"bomba de vácuo" ou "vacu-vin", em francês, ou "wine-saver", em inglês.

Trata-se uma pequena bomba que possui um êmbolo (semelhante ao de uma seringa de injeção)  que se adapta à uma rolha especial de borracha, colocada na garrafa.  Com movimentos de vai e vem do êmbolo, vai-se retirando o ar da garrafa, pois o aparelho possui uma válvula que permite a saída do ar por sucção, mas impede a sua entrada. Assim, depois de várias bombeadas, o êmbolo passa a movimentar-se com dificuldade, indicando que o ar da garrafa está saindo e quando tornar-se impossível movê-lo, o vácuo estará efetuado na garrafa. Desse modo, o vinho poderá ser conservado na porta da geladeira ou em local bem fresco, por muito tempo. No entanto, por esse sistema não se consegue um vácuo absoluto, sendo mais conveniente consumir o vinho em torno de um mês.

terça-feira, 23 de agosto de 2011




Estive na 2º edição do Wine Weekend e confesso que adorei participar de um evento num final de semana prolongado nas alamedas do Jockey muito bem organizado que promoveu negócios, lazer e entretenimento para os apreciadores dos bons vinhos.

Esta segunda edição do Wine Weekend  foi superior a do ano passado com número de expositores que dobrou, assim como as ofertas dos produtores e importadores.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vinho Verde - o que é ?


É uma denominação de origem, que foi criada em Portugal em 1908, para videntificar os vinhos jovens produzidos no Noroeste de Portugal. Um Certificado como Denominação de origem pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, apresenta-se com sêlo de garantia cujo ano reflete a data de requisição do mesmo e a data do engarrafamento. O vinho na verdade é da colheita do ano imediatamente anterior.
Os vinhos Verdes podem ser brancos e tintos. A palavra Verde não tem nenhuma ligação com o estado de maturação das uvas, que são óbviamente sempre colhidas maduras ou com a côr do vinho.
Devido às características daquela região os vinhos produzidos, tem uma concentração em maior de ácido málico, o que faz com que a fermentação não termine na vinificação, mas continue.
Um dos produtos desta fermentação é o ácido carbónico, que faz com que o Vinho Verde fiquem com a chamada ”agulha”, algo parecido com a sensação de bolhas na boca. O resultado é um Vinho com grande Frescor e uma sensação “gasosa”.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Encontro de Vinhos - São Paulo


Fui conferir mais uma vez  a edição “Encontro de Vinhos’ organizada pelos competentes Daniel Perches e Beto Duarte.
O evento já na terceira edição reuniu produtores, importadores e principalmente enófilos, pois este evento se destaca como uma grande oportunidade de conhecermos diversos rótulos e aprimorar os nossos conhecimentos.
Os expositores levaram grandes novidades e lançamentos com destaque também na área gourmet com produtos diversos, entre queijos nacionais e importados e produtos congelados.
O Encontro de Vinhos tem parceria com o Ibravin, que trouxe alguns produtores para o evento como a Casa Valduga e a Domno do Brasil.
Em todo Encontro de Vinhos tem a eleição dos Top5, são eleitos, em uma degustação às cegas, por um júri formado por jornalistas, blogueiros, sommeliers e profissionais da área que elegeram os vinhos abaixo como os melhores:
 1° Sela Rioja 2008 – Expand
2° Cinco Tierras Reserva Premium Merlot 2009 – MS Imports
3° Casileiro Del Diablo Reserva Privada 2008 – VCT
4° Kunde Zinfandel 2007 – Smart Buy Wines
5° Yali Gran Reseva Syrah 2008 – Domno do Brasil



Encontro de Vinhos São Paulo
04 de Agosto de 2011 – das 12h as 22h
Hotel San Raphael – Largo do Arouche, 150 – Centro – São Paulo